Mitologia – Cronos

//Mitologia – Cronos

Mitologia – Cronos

Olá amigos!!!

Hoje nossa história passa pelo Titã Cronos.

Filho de Urano e Gaia, ele é o mais jovem dos Titãs. A pedido de sua mãe se tornou senhor do céu castrando o pai com um golpe de foice.

A partir de então, o mundo foi governado pela linhagem dos Titãs. Foi durante o reinado de Cronos que a humanidade (recém-nascida) viveu a sua “Idade de Ouro”.

Cronos casou com a sua irmã Reia, que lhe deu seis filhos (os Crónidas): três mulheres, Héstia, Deméter e Hera e três rapazes, Hades, Poseidon e Zeus. Ele passou a reger todo o universo, e com medo de perder seu poder, seguiu os conselhos de seu pai Urano que lhe anunciou que um de seus filhos o destronaria. Assim, ele passou a devorar cada filho seu recém nascido.

Mas sua mãe Gaia ajudou Reia a salvar o filho mais novo, Zeus. Reia então, em vez de entregar seu filho para Cronos devorar entregou-lhe uma pedra, e escondeu seu filho em uma caverna.

Quando adulto, Zeus declarou guerra ao pai e aos demais Titãs com a ajuda de Gaia e de Métis – a Prudência – filha do Titã Oceano. Esta ofereceu a Cronos uma poção mágica, que o fez vomitar os filhos que tinha devorado.

Durante cem anos nenhum dos lados chegava ao triunfo. Gaia então foi até Zeus e prometeu que ele venceria e se tornaria rei do universo se descesse ao Tártaro e libertasse os três Ciclopes e os três Hecatônquiros.

Ouvindo os conselhos de Gaia, Zeus venceu Cronos, com a ajuda dos filhos libertos da Terra e se tornou o novo soberano do Universo. Zeus realizou um acordo com os Hecatônquiros para que estes vigiassem os Titãs no fundo do Tártaro. Gaia pela terceira vez se revoltou e lançou mão de todas as suas armas para destronar Zeus.

No entanto, depois de três longas tentativas sem sucesso, Gaia cedeu e acordou com Zeus que jamais voltaria a tramar contra seu governo. Dessa forma, ela foi recebida como uma deusa Olímpica.

Muita felicidade!

Dani

Print Friendly, PDF & Email
2017-03-18T20:22:30+00:0011 fevereiro 2014|Categorias: Mitologia, Mitos e Lendas|Tags: , |

About the Author: