Mantras – Palavras de Poder

//Mantras – Palavras de Poder

Mantras – Palavras de Poder

Olá meus amigos,

Há algum tempo atrás fui a uma cerimônia budista onde os praticantes entoavam o mantra NAM MYORO RENGUE KYO de uma forma linda, num ritmo e cadência harmônicos, enviando boas vibrações.
Eu conhecia este mantra, pois meu padrasto também segue o Budismo.
Porém notei que algumas pessoas não entendiam ou não sentiam a vibração que vinha daquele cântico.
Por isso resolvi escrever este texto sobre mantras, bija mantras e yantras.
Aguardo comentários, correções e sugestões de vocês.

Abraços,

Fernanda

MANTRAS

Man, em sânscrito quer dizer mente, e Tra quer dizer liberação. Portanto, mantra quer dizer literalmente liberação da mente

Tem origem nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.c. Essas escrituras compõem-se de 4 mil sutras, das quais foram extraídos milhares de mantras, que atribuíam características relacionadas aos deuses, como amor, compaixão e bondade.

Como o som é uma vibração, pronunciar ou ouvir os mantras cotidianamente é a forma de ativar as qualidades divinas, abrindo nossas mentes e nossos corações para os planos superiores.

Os mantras, ou canto simples, são frases curtas repletas de energia e sentido especialmente destinadas a gerar ondas poderosas de som que promovem a cura, a visão intuitiva, a criatividade e o crescimento espiritual.

O mantra é uma vibração sonora que, quando emitido corretamente, exerce um efeito poderoso em nosso corpo e nossa mente. Ele acalma nossa mente e sentidos, relaxam o corpo e nos liga a energias superiores, pois sua vibração provoca a limpeza de energias de vibração mais baixa.

O mantra é definitivamente uma palavra de poder, uma palavra sagrada, que deve ser usado com propriedade e consciência.

Muita gente se pergunta por que as pessoas ficam repetindo palavras em outras línguas.

A repetição de uma palavra ou frase por milhares e milhares de pessoas cria uma egrégora com aquele significado.

A egrégora é um campo de força criado no Plano Astral a partir da energia emitida por um grupo de pessoas através dos seus padrões mentais e emocionais.

Quando entramos numa igreja, num templo budista, num centro espírita, sentimos um clima de paz e harmonia. Isto se deve ao fato das pessoas os frequentam irem com sentimentos elevados e buscando conexão com a divindade.

O mesmo acontece com o mantra. De tanto ser repetido, e com a mesma sintonia, realmente é capaz de nos ligar a energias superiores.

Vale dizer que as palavras “luz”, “paz”, “amor”, também podem ser consideradas mantras. Sempre que falamos determinadas palavras vibrando sentimentos elevados, ele acaba por desencadear estas sensações.

Um mantra pode ser emitido de diversas formas, tais como:

  1.  Através de KIRTANS – vocalizações devocionais de forma extrovertida. É uma maneira celebrativa de entoação que envolve a dança.
  2.  Através de JAPA – repetições contínua e ininterrupta de um mantra. Neste caso sem melodia. Sua finalidade é induzir a parada do pensamento, sendo assim de efeito introspectivo. Essa prática é feita com uma espécie de rosário de 108 contas, conhecido como JAPA MALA.
  3. Através de MANAS – a mentalização de um mantra. Este meio é mais eficiente que a vocalização, por não ser audível.


Alguns mantras conhecidos:

OM MANI PADME HUM
Significados: “Da lama nasce a flor de Lótus”, “Saúdo a Joia do Lótus”, “Recebemos a joia da consciência no coração do Lótus”.
Efeitos:  abre a mente para o Amor e para a Compaixão conduzindo ao despertar.


OM NAMAH SHIVAYA
Significados:  “Inclino-me perante Shiva”, “Inclino-me perante o meu divino Ser interior”
Efeitos: induz um profundo relaxamento físico e mental.


NAM MYOHO RENGUE KYO
Significado: “Devotar-se à Lei Mística da Causa e Efeito”
Efeitos: sintonia com o universo, grande energia vital, transformar situações negativas em benefícios.



BIJA MANTRAS

Um bija mantra é um mantra monossilábico, composto de poucas letras, mas que evocam a divindade da criação como uma forma de ativar nossas qualidades divinas, abrindo nossas mentes e corações para os planos superiores. Conforme vamos praticando meditações com os bija mantras, podemos perceber uma maior equalização e alinhamento em cada um dos chacras, mantendo uma pulsação de energia equilibrada e sincronizada com os ritmos do universo.

OM

OM


O Om é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto.
O Om é o som do universo e a semente que “fecunda” os outros mantras. É uma sílaba constituída por três letras: A, U e M (fonema au + m). Pronuncia-se ÔM.Um erro comum aos que não conhecem Yoga é pronunciar as três letras “AUM”.
Traçado em caracteres, é um yantra. Pronunciado, é um mantra.

Ouça o mantra:



BIJA MANTRA DOS CHAKRAS:

Segue áudio com os bija mantras dos Chakras.
OBS: Alguns autores atribuem o bija OM tanto para o chakra frontal quanto para o coronário.



YANTRAS

Os Yantras são desenhos geométricos de origem indiana, conhecido também como Mandala na região do Tibet. O simples ato de fixar os olhos em seu ponto central (bindu) auxilia na indução para a meditação produzindo paz interior e principalmente promover insight para os momentos especiais, onde só o nosso interior tem a resposta. O uso destes diagramas mágicos é o caminho mais curto para aderir o princípio energético vibratório das formas e das cores que irão atuar no inconsciente produzindo um fluxo de ação.

Como utilizar um Yantra

  • Pendurar numa parede, colocando no centro da Yantra no nível dos olhos.

  • Adotar a postura de lótus ou sentar em uma cadeira mantendo sua coluna reta.

  • Respiração pelo nariz e pela boca, mas não forçar, deixar apenas o fluxo de ar entrar e sair normalmente.

  • Olhar para o centro do Yantra, tentando piscar o menos possível. Não olhar para os detalhes particulares, apenas manter a atenção no centro e observar todo o Yantra de uma vez.

  • Este exercício deve durar pelo menos 15-30 minutos todos os dias, a experiência será indescritível.


SHRI YANTRA

SRI YANTRA

O Shri Yantra possui aquela força inexplicável para satisfazer todos os nossos desejos e mudar a nossa vida para melhor. Ele é definido como “a resposta para todos os nossos problemas e negatividade em nossas vidas. Qualquer pessoas usando o Shri Yantra conquista muito mais abundância, paz e harmonia. Shri Yantra ajuda a quebrar todos os obstáculos em nossas vidas. Ele nos ajuda a arremessar indefinidamente e mais facilmente os limites de nosso crescimento – tanto espiritual quanto material.


YANTRA DOS CHAKRAS

Veja na tabela acima o Yantra correspondente a cada chakra.



Print Friendly, PDF & Email

About the Author:

Olá, meu nome é Fernanda, mas me chamam de Nanda, Fê, Fer, etc.. fique à vontade! Tenho 48 anos, nasci e moro em São Paulo. Sou espiritualista e procuro retirar o melhor que cada religião tem a oferecer. Trabalho numa fraternidade espírita há muitos anos. E com o passar do tempo, as pessoas começaram a me procurar para conversarem, desabafar, falar sobre seus problemas. De alguma forma inspirava confiança nelas. Paralelamente fui me aperfeiçoando nas Terapias Holísticas. Minha mediunidade é a intuição. Minha mentora direta é Nahira e a cigana que me acompanha é Lia. Elas estão sempre por perto me orientando e ajudando quando preciso ouvir e aconselhar alguém. Muitas vezes eu mesma me surpreendo com as palavras que falo. Fora elas temos os mentores da Fraternidade que orientam nosso trabalho, pois independente de qualquer coisa, nosso maior desejo é que as pessoas realmente descubram a força que têm dentro de si mesmas.