Chakras

Chakras 2017-03-18T22:37:15+00:00

Chakra é a denominação sânscrita dada aos centros de força existentes nos corpos espirituais do homem. Também são chamados lótus ou rodas. Quando eles estão inativos assemelham-se a rodas; quando despertam, eles tomam a aparência de uma flor (lótus) aberta, irradiante, colorida pela freqüência da energia das pétalas.

Chakra é considerado como um intermediário, de transferência e conversão de energia entre duas dimensões vizinhas do ser. Através dos chakras, o prana sutil no corpo astral pode ser transformado, por exemplo, em energia para a dimensão física, fornecendo, assim, ao corpo físico, essencial energia de vida.

No Mundaka Upanishad (escritura hindu) define-se o chakra como o local “onde os nádis se encontram como os raios no cubo de uma roda de carruagem”. Os centros são formados pelo encontro destas linhas de força (nádis), do mesmo modo que os plexos, no corpo físico, são formados pelo encontro de nervos.

NÁDIS

Os nádis são, portanto, linhas de força que não devem ser confundidas com os nervos do corpo físico, embora
estejam em relação com eles, como os chakras estão em relação com os plexos e órgãos do corpo físico. São condutores de energia. Os
estudos de Motoyama (Teoria dos Chacras, Ed.Pensamento), indicam que eles podem ser comparados aos meridianos sobre os quais trabalha a acupuntura.

No corpo etérico, denominado também pelos teosofistas de corpo físico invisível, porque nasce com o corpo físico e com ele desaparece, os nádis se apresentam como se fossem milhares de finos filamentos de gás néon, entrecruzando-o em toda sua extensão.

O número deles difere na literatura hindu, mas os importantes são Sushumna, Ida e Pingala.

 

OS 7 CHAKRAS PRINCIPAIS

Clique na imagem para ver a tabela completa.

Tabela dos Chakras

 

Print Friendly, PDF & Email