Símbolos – Triângulo

//Símbolos – Triângulo

Símbolos – Triângulo

Bom dia Amigos!

Acessem o site: www.temploholistico.com.br e Fique de Olho nas promoções para a Mystic Fair!

Nosso símbolo de hoje é o Triângulo.

TRIÂNGULO

Nas escolas esotéricas o triângulo significa a trindade divina que pode ser compreendido como: harmonia, perfeição e sabedoria; início, meio e fim; corpo, alma e espírito.

São necessários dois elementos duais (e, ainda assim, complementares) para produzir um terceiro.

Vida + Morte = Evolução

Bem + Mal = Discernimento

Polo Positivo + Polo Negativo = Corrente Elétrica

Homem + Mulher = Vida

Luz + Trevas = Conhecimento

 

Na Alquimia, os quatro elementos são representados por triângulos equiláteros. Dessa maneira, o triângulo que aponta para cima simboliza o fogo; enquanto que o triângulo que aponta pra cima, cortado por uma linha horizontal, simboliza o ar.

Por sua vez, o triângulo que aponta para baixo simboliza a água; enquanto o triângulo que aponta para baixo, cortado por uma linha horizontal, simboliza a terra. Assim, os quatro símbolos dos elementos são combinados no Pentagrama, poderoso símbolo da Alquimia.

Alquimia

 

triangulo-equilateroTriângulo Equilátero:

Simboliza os ternários ou tríades sagradas, conceito comum à maioria das religiões (Tríade Hindu, Taoista, Trindade Cristã – Pai, Filho, Espírito Santo – Maçonaria, entre outras). No Judaismo, o triângulo positivo e negativo formam a estrela de Salomão. O triângulo isolado representa a neutralidade. Também representa o equilíbrio de três forças divinas. Representa acima de tudo O Trino, a Trindade. Interessante: o Trimurti é uma palavra sancrista que significa “três formas” ou “três faces”. Designa essa trindade hindu constituída pelos deuses: Brahma, Shiva e Vishnu, que são as três forças cósmicas: criação, conservação, destruição.

 

triangulo-isosceles-positivoTriângulo Isósceles Positivo:

O triângulo com dois lados iguais e o ápice agudo voltado para cima simboliza o ternário masculino evolutivo. Representa o anseio do espírito em se libertar da matéria.

 

triangulo-isosceles-negativoTriângulo Isósceles Negativo:

Esse mesmo triângulo com o ápice voltado para baixo significa o ternário feminino, princípio espiritual voltado para a matéria.

Em geral o triângulo negativo tem uma significação correspondente ao que está com a ponta voltada para cima. Ou seja, o que está embaixo é igual ao que está em cima e vice-versa. Porém o primeiro é voltado para o Espírito e o segundo é voltado para a Matéria.

 

O Olho que tudo vêOlho que Tudo Vê:

O Olho da Providência ou o Olho que Tudo Vê é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, normalmente dentro de um triângulo. Costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade. Está estampada na nota de 1 dólar americano.

O Olho que Tudo Vê pode ser encontrado na Mitologia Egípcia, no Olho de Hórus. Em descrições do século XVII, o Olho da Providência algumas vezes aparece rodeado de nuvens. A adição posterior de um triângulo normalmente é visto como uma referência mais explícita da Trindade de Deus, no cristianismo. Também é um símbolo Maçon, evocação da ideia de Deus representada pelo Triângulo, Delta Luminoso ou por Três .

 

Um dia maravilhoso para todos nós!

Buena Dicha!

Dani

Print Friendly, PDF & Email
2017-03-18T20:44:10+00:0027 agosto 2014|Categorias: Símbolos|Tags: , , |

About the Author: