Símbolos – Cruz

//Símbolos – Cruz

Símbolos – Cruz

Bom dia Amigos!

Durante toda a nossa vida observamos imagens e símbolos esotéricos sem entender de fato o que eles significam. Faremos durante os próximos dias sobre alguns desses símbolos (os mais conhecidos).

CRUZ:

Símbolo extremamente antigo e de caráter universal, a cruz pode ser encontrada em um número muito grande de variações sobre seu tema. Mas o modelo básico é sempre a interseção de dois segmentos retos, um vertical e o outro horizontal.

O significado do símbolo da cruz é sempre o da conjunção dos opostos: o eixo vertical (masculino) com o eixo horizontal (feminino); o positivo com o negativo; o homem com a mulher; o superior com o inferior; o tempo com o espaço; o ativo com o passivo; o Sol com a Lua; a vida com a morte; Espírito e matéria e assim por diante.

Tipos:

Cruz de Santo André

Cruz de Santo André

Símbolo da união do mundo superior com o mundo inferior. Tem esse nome porque segundo a história Santo André foi martirizado numa cruz dessa forma.

Cruz de Santo Antonio (TAU)

Cruz de Santo Antônio

Reproduz o desenho da letra grega Tau, para os gauleses representa o martelo de Thor. Também com representação de um martelo com duas cabeças (símbolo daquele que se faz cumprir  e também símbolo  de São Francisco de Assis.

Cruz Cristã

Cruz Cristã

Também conhecida por Cruz Latina, é o mais exaltado dos emblemas da fé cristã. Os romanos utilizavam a cruz feita de duas madeiras como meio de execução de criminosos e inimigos do estado romano. Pela martirização de Jesus Cristo, ela se tornou o símbolo do Cristianismo no mundo religioso.

Cruz de Anu

Cruz de Anu

Para os assírios e Caldeus esta cruz representa o céu de seu Deus Anu e sugere a irradiação no espaço de sua poderosa energia em todas as direções.

Cruz de Ansata

Cruz de Ansata

Importantíssimo símbolo solar egípcio, trata-se da união de dois símbolos, a cruz de Tau e um círculo. A Cruz de Ansata na realidade é um hieróglifo, significando VIDA ou ATO DE VIVER e formando parte das palavras SAÚDE e FELICIDADE. Seu símbolo expressa a ideia de espírito sobre a matéria. Também pode ser interpretada como o sol, o  céu e a terra ou por um homem de braços aberto. É a Chave da Vida.

Cruz de Malta

Cruz de Malta

Também conhecida como cruz de São João, tem oito pontas. Como símbolo místico significa as forças centrípetas do espírito e é o emblema da Ordem dos Cavaleiros de São João da Ilha de Malta. Muito usada nas condecorações militares.

Cruz Patriarcal

Cruz Patriarcal

Cruz que representava os Bispos e os príncipes da igreja primitiva cristã. De acordo com a cultura popular e influências diversas, a Cruz de Partiarcal pode adquirir outros nomes: Santíssima Vera Cruz de Caravaca, Cruz das Missões, Cruz de Lorena, Cruz de Borgonha, Cruz de São Miguel, Cruz Missioneira, Wishing Cross (cultura afro-americana). O significado é de proteção e devoção, ela é usada em forma de relíquia peitoral ou pedestal. Os dois braços representam a distinção arquiepiscopal ou patriarcal. Popularmente os dois braços significam fé redobrada.

Cruz Templária

Cruz Templária

Um círculo com cortes, representando os machados como símbolo de força, em defesa da fé cristã.

Rosacruz

Cruz Rosacruz

A cruz, o corpo físico, a rosa, o eu interior, o espírito. O homem com os braços abertos, saudando o sol, neste caso o Sol representa a LUZ MAIOR. A rosa bem no centro representa a unidade do homem com sua missão cósmica (mundo material e espiritual). Outra interpretação é que a cruz significa a sabedoria do Salvador, o conhecimento perfeito. A rosa é a purificação, o ascetismo que destrói os desejos carnais. A cruz simboliza a força masculina e a rosa a força feminina.

Excelente dia!
Dani

Fonte: “Revista Planeta Especial – Símbolos Esotéricos”

Print Friendly, PDF & Email
2017-03-18T20:45:54+00:0026 agosto 2014|Categorias: Símbolos|Tags: , |

About the Author: