Plantas/Ervas Medicinais e Suas Utilidades

//Plantas/Ervas Medicinais e Suas Utilidades

Plantas/Ervas Medicinais e Suas Utilidades

“… E o seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio”.
 Velho Testamento – Ezequiel, 47:12.

Bom dia Queridos Amigos,
Segue as utilizadas das plantas e ervas medicinais mais conhecidas:

ABACATEIRO: Rico em vitaminas e proteínas, é diurético, combate a gota, o ácido úrico e elimina cálculos renais e biliares. É preferível usar as folhas secas, pois as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. A massa do abacate é fortificante dos cabelos e tem alto poder cicatrizante.

AGONIADA: Calmante das histerias, ameniza cólicas, menstruações difíceis e dolorosas e febres intermitentes. Substitui o quinino.

AGRIÃO: Com enxofre em grande quantidade é um ótimo anticaspa, diminui e queda de cabelos, é também um tônico estimulante, cicatrizante, depurativo, anti-inflamatório, descongestionante, digestivo, diurético e antiescorbútico.

ALCACHOFRA: Ótimo diurético e eliminador do ácido úrico, reumatismo, atua nos distúrbios hepáticos e digestivos, aumenta a secreção biliar e faz baixar a pressão arterial. Evitar na lactação.

ALECRIM: Muito útil da debilidade cardíaca, é excitante do coração e do estômago. Combate à flatulência, males do fígado, rins e intestinos. O chá é bom para combater a tosse, asma, gripe. Em banhos alivia o reumatismo e cura feridas. Dose normal: De 5 a 10 gr. por litro.

ALFAFA: Suplemento alimentar, rica em vitaminas (K), minerais, contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Age nas anemias e hemorragias. Revigorante nos casos de fadiga e alimentação insuficiente.

ALFAZEMA: Poderoso antisséptico, cicatrizante, estimula a circulação periférica, antidepressiva, sedativa e analgésica. É ainda desodorante, purificante e ótimo repelente de insetos.

ALHO: Poderoso depurativo do sangue, é expectorante, antisséptico pulmonar, anti-inflamatório, antibacteriano, tônico, vermífugo, hipoglicemiante, antiplaquetário, antioxidante, diminui o colesterol e a viscosidade sanguínea. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes.

AMEIXEIRA: Tanto as folhas como o fruto, servem para soltar o intestino e regularizar as funções digestivas. Como consequência melhoram a pele.

AMOREIRA: As folhas são empregadas no combate ao diabetes, pedras nos rins e limpar a bexiga. Recentemente descobriu-se ser útil na reposição hormonal.

ARNICA: Poderoso anti-inflamatório, tônico estimulante, antisséptica e analgésica. Um fito complexo que bloqueia a inflamação causada por traumatismos e reabsorve as células necróticas. Indicado em contusões, entorses, hematomas e traumatismos, flebites, furúnculos e até mesmo afecções bucais.

ARRUDA: Aumenta a resistência de vasos capilares sanguíneos, evita a ruptura, provoca uma leve contração do útero, estimula as fibras musculares. Indicado especialmente nos reumatismos, nevralgias, verminoses e problemas respiratórios, sua inalação abre os brônquios. É antiespasmódica e estimulante.

BARBATIMÃO: Rica em tanino. Usa-se externamente reduzindo a pó e aplicado sobre úlceras, impigens e hérnias (20 gramas cozidas em meio litro da água, em banhos e lavagens). Internamente como tônico, cozinhando a casca para combater hemorragias uterinas, catarro vaginal e diarreias.

BOLDO CHILENO: Poderoso digestivo e hepático, com propriedades tônicas e estimulantes, ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de hiperacidez e dispepsias. Muito utilizado em hepatite crônica e aguda.

CABELO DE MILHO: Poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. Chá dos cabelos de milho baixa a pressão e desintoxica o sangue. Não se recomenda o uso em casos adiantados de inflamação nos rins ou bexiga.

CAMOMILA: Tem propriedades calmantes, digestivas em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal, colites, cólicas, é também antialérgico e anti-inflamatório, podendo reconstituir a flora intestinal.

CANELA: É aromático, estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. Provoca a contração de músculos e do útero, por isso é emenagoga.

CARAMBOLEIRA: Ótimo diurético, elimina pedras nos rins e da bexiga, combate febres e ameniza o diabetes.

CARVÃO VEGETAL: O carvão vegetal de madeira mole e não resinosa, é utilizadas desde o antigo Egito com fins medicinais. Por ser altamente absorvente, é empregada na eliminação de toxinas, em casos de envenenamento ou intoxicação. Por sua rapidez na ação era utilizado pelos índios em picadas de cobras e aranhas. Uso interno e externo.

CARQUEJA: Exerce ação benéfica sobre o fígado e intestinos, limpa as toxinas do sangue, além de ser um ótimo hipoglicemiante. Indicado em casos de gastrite, má digestão, azia, cálculos biliares e prisão de ventre.

CATUABA: Afrodisíaco e tonificante, contém um alcaloide semelhante a atropina, que opera lentamente dando energia ao organismo. Indicado em casos de fadiga ou impotência sexual.

CENTELLA ASIÁTICA: O bioquímico francês Jules Lépine descobriu que esta planta tem um alcaloide que pode rejuvenescer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Os chineses atribuem a ela um valor igual ao ginseng. Com propriedades tonificantes ela normaliza a produção de colágeno e liberando células adiposas. Por isso é tão indicada para terapias de emagrecimento e da pele.

CHÁ VERDE: Ele é considerado termogênico, ou seja, acelera o metabolismo ajudando a queimar a gordura corporal. Além de melhorar a qualidade de vida no processo de envelhecimento, o chá verde combate o estresse, auxilia no tratamento do colesterol e inibe os níveis de leptina no sangue – enzima que favorece a absorção de gordura – portanto age como um importante coadjuvante no emagrecimento.

CRAVO DA INDIA: Excitante e aromático, alivia dor de dente. Facilita a menstruação.

ERVA CIDREIRA: Tranquilizante e sedativa, induz ao sono e permite o controle das emoções. Indicada em crises nervosas, taquicardia, histerismo, depressão, analgésico, no alívio de dores e da pressão alta.

ERVA DOCE: Calmante, combate insônia, náuseas, cólicas e vômitos. Reestabelece a menstruação e aumenta o leite materno.

ERVA-MATE: O chimarrão reanima as forças corporais, estimulante do cérebro, resistência a fadiga, ativa a circulação.  Mate cozido é bom para lavar feridas, desinfetante, contra insônia, sudorífica, efeito bom para o fígado e os rins.  Contém cafeína, por isso, vicia e, tomando demais, ataca os nervos.

GINSENG: Tem uma longa lista de indicações medicinais. É tida como rejuvenescedora, revitalizante e inibidora do crescimento das células cancerígenas. Afirma-se que ativa a circulação do sangue. Tida ainda como estimulante das funções sexuais e como agente de combate ao stress, tem grande sucesso no Japão. Há quinze anos vem sendo alvo de extração predatória. A reposição é difícil pois o princípio ativo é encontrado unicamente na raiz. Estima-se que o período entre coletas deva ser de, aproximadamente, cinco anos. É o tempo necessário ao amadurecimento da planta e ao desenvolvimento de seu princípio ativo.

GENGIBRE: Estimulante gastrointestinal, é ainda um bom anti-inflamatório que apresenta resultados contra o reumatismo e artrites.

GERGELIM: Planta asiática, aclimatada no Brasil. As sementes torradas servem para fazer bolos de agradável sabor.  O óleo de gergelim é de elevado poder nutritivo, tônico nervino, consumido no mundo inteiro como alimento.  Para as mulheres tem efeitos abortivos e em geral é laxativo.  Tem ação afrodisíaca.  O seu óleo raramente fica rançoso.  Aplica-se nas dores reumáticas e tumores.  Ainda é recomendado nas queimaduras, dor de ouvido e clisteres.

HIBISCO: Flor avermelhada, com sabor semelhante ao morango, tem efeito laxante sem cólicas, melhora a digestão, aumenta a diurese e acalma os nervos.

HORTELÃ: Calmante, antisséptico e descongestionante. Elimina gases e é sedativo do estômago (faz cessar os vômitos). A tintura alivia enxaquecas e irritações da pele, em aplicações locais. A infusão feita com 20 grs. para meio litro de água, em forma de inalação, descongestiona as vias respiratórias.

JASMIM: Diurético e estimulante indicado como xarope contra tosse e gripe. Ótimo colírio contra inflamações dos olhos.

LARANJEIRA: Ótimo contra gripes e resfriados, pois é depurativo e sudorífico, tem vitaminas e sais minerais.

LOURO: Santo remédio contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago.

MACELA: Planta aromática com inflorescências usadas em travesseiros com finalidades calmantes. Em chá é indicado para problemas digestivos, azia e para acalmar cólicas abdominais.

MANJERICÃO: Digestivo que elimina gases.

MARACUJÁ: A Passiflora tem ação tranquilizante, antiespasmódica e diurética. Indicada em dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosas. Contraindicado em pressão baixa.

MELISSA: Digestivo, calmante, combate dor de cabeça e enxaquecas, gases intestinais e cólicas intestinais. Facilita a menstruação e a gravidez.

MENTA: Limpa o sangue, cura úlceras, doenças do útero, ovários, nevralgias, inflamação da garganta e faz passar coceiras, atua contra a fadiga, problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, intoxicações gastrintestinais, doenças do fígado, palpitações, enxaqueca, tremores, sinusite, bronquite, asma, dores dentárias e nevralgias da face. Em forma de óleo é usada externamente para diminuir a sensação de dor em casos de nevralgias e dores dentárias.

NÓZ MOSCADA: Digestiva e antirreumática, muito utilizada contra pressão alta.

PIMENTA-DO-REINO: Estimulante forte, tônica; sudorífica; afecções do estômago e febres, em gargarejos junto com limão é contra a inflamação das amígdalas.

QUEBRA PEDRA: Famoso por sua ação diurética, é ainda hipoglicemiante, antibactericida e anticancerígena, age principalmente no fígado. Obteve sucesso em testes contra a hepatite tipo B. Dissolve cálculos renais, promove a desobstrução da uretra e a eliminação do ácido úrico. Contra indicado na gravidez.

ROMÃ: Adstringente, contra inflamações de garganta, amigdala e cólicas. Elimina vermes e lombrigas.

UNHA DE GATO: Famoso antirreumático, ameniza dores nas costas e nas pernas. Também usada contra doenças venéreas.

VANILA (BAUNILHA): A vanila é uma orquídea que produz uma vagem que só depois de seca é aromática.  A vanila artificial é que mais se usa em doces.  Esta, natural, tem como propriedades ajudar a estimular o apetite, tonificar o estômago e os intestinos e sobretudo fluidificar a secreção biliar.  O pó ou a tintura feita das vagens é uma delícia em bolos e doces.

Buena Dicha!!

Dani

 

Print Friendly, PDF & Email
2017-03-18T19:26:59+00:0015 novembro 2013|Categorias: Terapias|Tags: , , , |

About the Author: