Mitologia – O Caos

//Mitologia – O Caos

Mitologia – O Caos

Bom dia Amigos!

Vamos iniciar a saga sobre os Deuses Gregos. Para muitas pessoas, mitologia não é nada mais que historinhas inventadas. Para outras, a mitologia é uma forma poética de atribuir ao Divino à criação de tudo e de todos.

O primeiro deus existente foi o Caos.

O estado primordial e primitivo do mundo era o Caos. Era uma matéria que existia desde tempos imemoriais, sob uma forma vaga, indefinível, indescritível, na qual se confundiam os princípios de todos os seres particulares. Caos era ao mesmo tempo uma divindade rudimentar capaz, porém, de fecundar. Gerou primeiro a Noite e depois a Escuridão.

Antes do nascimento do nosso mundo, só havia desordem. Era o Caos. Felizmente, uma força enorme resolveu interferir e pôr ordem nesse Caos. Num instante, essa força separou os elementos contrários, reuniu alguns, afastou os outros e apresentou a nossos olhos o Céu cheio de estrelas, a Terra na qual fomos chamados a viver e os Mares, que a cercaram por todos os lados. O conjunto foi envolvido em ar e luz e assim estava constituído o Universo. Caos é, segundo Hesíodo (um dos maiores poetas gregos da Idade Arcaica que viveu aproximadamente no ano 800 a.C. na Beócia, no centro da Grécia), a primeira divindade a surgir no universo e, portanto, o mais velho dos deuses. A natureza divina do Caos é de difícil entendimento, devido às mudanças que a ideia de “caos” sofreu com o passar das épocas.

Inicialmente descrito como o ar que preenchia o espaço entre o Éter e a Terra, mais tarde passou a ser visto como a mistura primordial dos elementos. Seu nome significa o espaço vazio primordial.

Na pré-história grega, Caos era representado como força sem forma. Observem que Caos seria “irmão-irmã” de Gaia, Tártaro e Eros.

Segundo o poeta romano Higino, Caos seria masculino e possuiria uma contraparte feminina chamada Calígena “a Névoa primordial”.

Continuaremos falando mais sobre mitologia no passar dos dias. Espero que gostem!

Um grande abraço.

Dani

Print Friendly, PDF & Email
2017-03-18T20:21:29+00:0006 fevereiro 2014|Categorias: Mitologia, Mitos e Lendas|Tags: , |

About the Author: