Mitologia – Gaia

Mitologia – Gaia

Olá amigos!!! 

Hoje falaremos sobre Gaia.

Como dito anteriormente, Gaia gerou Urano (o Céu) com o desejo de ter alguém que a cobrisse completamente e para que houvesse um lar eterno para os deuses. Foi a mãe dos deuses e dos gigantes, dos bens e dos males, das virtudes e dos vícios. A Terra, às vezes tomada pela Natureza, tinha vários nomes: Titéia, Ops, Telus, Vesta e mesmo Cibele.

Dizia-se que o homem nascera da terra embebida d’água e aquecida pelos raios do Sol, assim, a sua natureza participa de todos os elementos, e quando morre, sua mãe venerável o recolhe e o guarda no seu seio.

Com Urano, Gaia gerou os 12 Titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos, o mais novo e mais terrível dos seus filhos, que odiava a luxúria do seu pai.

Após, Urano e Gaia geraram os Ciclopes e os Hecatônquiros (Gigantes de Cem Mãos e Cinquenta Cabeças). Sendo Urano capaz de prever o futuro, temeu o poder de filhos tão grandes e poderosos e os encerrou novamente no útero de Gaia.

Ela, que gemia com dores atrozes sem poder parir, chamou seus filhos Titãs e pediu auxílio para libertar os irmãos e se vingar do pai. Somente Cronos aceitou. Gaia então tirou do peito o aço e fez a foice dentada. Colocou-a na mão de Cronos e o escondeu, para que quando viesse Urano durante a noite, ele não percebesse sua presença. Ao descer a noite, Urano estava indo se unir mais uma vez com a esposa e foi surpreendido por Cronos, que o atacou e o castrou, separando assim o Céu e a Terra.

Cronos lançou os testículos de Urano ao mar, mas algumas gotas caíram sobre a terra, fecundando-a. Do sangue de Urano derramado sobre Gaia, nasceram os Gigantes, as Erínias e as Melíades. Após a queda de Urano, Cronos subiu ao trono do mundo e libertou os irmãos. Mas vendo o quanto eram poderosos, também os temia e os aprisionou mais uma vez. Gaia, revoltada com o ato de tirania e intolerância do filho, tramou uma nova vingança.

Paz e Luz!

Dani

Print Friendly, PDF & Email
2017-03-18T20:22:19+00:0010 fevereiro 2014|Categorias: Mitologia, Mitos e Lendas|Tags: , |

About the Author: