Florais de Bach – Grupo Medo

//Florais de Bach – Grupo Medo

Florais de Bach – Grupo Medo

Bom dia Queridos!

Uma das emoções que recebeu atenção do Dr. Bach foi o medo. Segundo os principais dicionários, medo é a inquietude que precede um perigo ou ameaça, seja no mundo real ou em nosso imaginário.

Então, quando Dr. Bach criou os Florais e os dividiu em sete grupos diferentes, o primeiro destes grupos foi justamente o medo, em todas suas variações. Através dos florais para medo qualquer pessoa que sofra com esse sentimento pode encontrar a paz e o conforto necessários para superar os problemas e viver de maneira melhor.

O Dr. Bach enxergava a aura das flores e identificou que a cor do Grupo Medo era o salmão. A energia vibrante deste grupo mobiliza a defesa e libera adrenalina na corrente sanguínea. Algumas das características do Grupo são: dor de estômago, suor, tensão, estado de alerta, medo do desconhecido.

Florais do Grupo Medo:

Mimulus (Mimulus Guttatus)

Sofrimento: Medo das coisas conhecidas, concretas e timidez.

O Mimulus é indicado para medo de causas conhecidas. Destina-se a pessoas que sofrem de medos facilmente definidos. Os que sofrem destes sintomas poderão ser talentosos e artísticos, mas tímidos e distraídos e podem ficar “calados” quando estão acompanhados. Os tipos Mimulus poderão sofrer de rubor, gaguez, riso nervoso, entre outros. O Mimulus é bom para crianças tímidas e sensíveis, receosas de animais, do escuro, etc.

O Floral desperta o lado positivo, ou seja, trás coragem para sermos nós mesmos; coragem para enfrentar o que tememos; espontaneidade para se colocar; personalidade calma e corajosa que permite enfrentar as tribulações e dificuldades com humor e confiança.

Aspen (Populus Tremula)

Sofrimento: Medos e preocupações de origem desconhecida. Presságios e pressentimentos indefinidos.

O Aspen é indicado para pessoas subitamente acometidas por medos ou preocupações sem razão específica e que podem estar, de uma forma geral, agitadas e ansiosas. Uma necessidade típica para a utilização do Aspen é o caso da pessoa que acorda com medo devido a um sonho mau, mesmo que o sonho tenha sido esquecido. O Aspen ajuda as crianças pequenas que têm pesadelos e terrores noturnos. Os medos Aspen podem ocorrer de dia ou de noite. Ansiedade ou maus pressentimentos inexplicáveis, podem subitamente apoderar-se da pessoa quando está sozinha ou quando está na companhia de amigos, e podendo estes ser acompanhados de tremores.

Como o Dr. Bach escreveu: “Quando chegamos a este ponto, estamos acima da dor e do sofrimento, acima das preocupações ou medos, acima de tudo exceto da alegria de viver, da alegria da morte e da alegria da nossa imortalidade… podemos percorrer esse trilho sem qualquer perigo, ultrapassando qualquer dificuldade, sem medo”.

O Floral desperta o lado positivo, ou seja, ajuda a pessoa a ser arrojada; a lidar com as situações desconhecidas; coragem para viver o novo com alegria e confiança; desvelar ou clarear o que está inconsciente; estado de paz interior, segurança e intrepidez. A apreensão dá lugar a um desejo de aventura e novas experiências, sem preocupação relativamente às dificuldades e aos perigos.

Cherry Plum (Prunus Cerasifera)

Sofrimento: Medo de perder o controle físico, mental ou emocional (ou já descontrolada).

O Cherry Plum é indicado para pessoas que receiam perder o controle do seu comportamento. Podem estar à beira de um colapso. Podem estar profundamente descontroladas e receiam perder a sanidade mental. As pessoas que necessitam do Cherry Plum, podem estar à beira de explodir e recear ceder a impulsos violentos. Podem tornar-se anormalmente injuriosas e histéricas para com os amigos e família, manifestando súbitas explosões de ira.

Conhecido como Floral da Lucidez. É uma planta híbrida, ameixeira com cerejeira. O Dr. Bach descobriu essa árvore da seguinte maneira: Ele estava com uma sinusite e dor de cabeça muito forte. Foi embaixo dessa arvore e caiu uma flor e a dor de cabeça aliviou. Com isso ele entendeu que devia recomeçar o trabalho e criou o primeiro floral via método de fervura. É um dos componentes do Rescue Remedy.

O Floral desperta o lado positivo, ou seja, autocontrole físico, mental e emocional; clarear os sentimentos em conflito; autocontrole, sentimentos claros, uso da razão. Revela-se na pessoa de mente calma e capaz de pensar e agir racionalmente. Lucidez.

Red Chestnut (Aesculus Carnea)

Sofrimento: Medo ou preocupação de que aconteça algo de ruim com os seres queridos ou pessoas conhecidas.

O Red Chestnut trata os que tem medo e se preocupam e receiam excessivamente em relação ao bem estar dos outros, em particular da família e amigos íntimos. Receiam que o pior aconteça aos seus entes queridos, que uma pequena queixa se torne em algo grave, que uma criança a brincar se magoe ou que um avião numa viagem de férias caia. Inquietam-se e preocupam-se também com os problemas alheios. Este é muitas vezes um estado temporário verificado em pessoas que tomam conta de outros, enfermeiros, conselheiros, cuidadores, etc.

Todos os Chestnuts têm a ver com o pensamento. Nesse caso, a pessoa não sai da sua cabeça. Como a flor foi descoberta: Ele estava cortando lenha e ele fez um corte superficial no braço. A Nora e o Victor ficaram muito preocupados, mas ele disse que estava tudo bem. Só que ele também ficou preocupado com os assistentes. Devido a essa preocupação, ele saiu em busca de uma flor que ajudasse a ter um pensamento positivo e protetor tanto dele para com os assistentes, quanto dos assistentes para com ele.

Tudo ele sentia no próprio corpo, principalmente a partir da segunda fase das descobertas. Dizia que se ele sentisse no corpo ele consegui auxiliar mais os outros. Se energizava deitando na relva. Foi desenganado aos 31 anos, mas viveu até os 50.

O Floral desperta o lado positivo, ou seja, pensamento positivo e protetor para nossos seres queridos. É a capacidade para cuidar dos outros com compaixão, mas sem ansiedade. As pessoas Red Chestnut positivas irradiam pensamentos de saúde e coragem para os que deles necessitam e permanecem física e mentalmente calmas durante emergências. Gostam de ajudar quando lhes pedem, mas não tentam impor o seu auxílio aos outros. Pensamento positivo, proteção, compaixão, calma.

Rock Rose (Helianthemum Nummularium)

Sofrimento: Terror e pânico.

O Rock Rose é para o terror, tal como o que pode sentir depois de sofrer um acidente, escapar por pouco a um desastre ou assistir um acidente. Quando sujeito a uma ameaça aguda – tal como um desastre natural, doença súbita, assalto, etc. – há uma sensação de medo paralisante e impotência. Este estado de terror pode igualmente ocorrer em consequência de pesadelos. O estado Rock Rose é normalmente breve e relacionado com uma crise específica. Também é um dos componentes do Rescue Remedy.

O Floral desperta o lado positivo, ou seja, coragem heroica (exemplo: o bombeiro entra num incêndio ara salvar uma vida); coragem de vida para enfrentar a morte; Resgate (energia de vida); coragem e presença de espírito; a pessoa se mantém calma e se esquece de si mesma em caso de emergência. Presença de espírito.

 Se quiserem saber mais sobre os Florais do Dr. Bach, mandem mensagens para contato@temploholistico.com.br.

Paz e Luz!

Dani

Print Friendly, PDF & Email
2017-03-18T20:25:27+00:0025 fevereiro 2014|Categorias: Florais|Tags: , , |

About the Author: