Florais de Bach – Grupo Falta de Interesse nas Circunstâncias Atuais

//Florais de Bach – Grupo Falta de Interesse nas Circunstâncias Atuais

Florais de Bach – Grupo Falta de Interesse nas Circunstâncias Atuais

Bom dia Queridos!

Ainda em sua busca incessante pelos remédios da alma, o Dr. Bach identificou um comportamento comum nas pessoas sofriam pela falta de interesse nas circunstâncias atuais. A cor deste grupo é o azul hortência. A energia vibrante deste grupo demonstra ausência, olham para cima, estão distraídos, desligados, desatentos, falta de concentração (é como se só o corpo estivesse presente), desinteresse. Algumas das características do Grupo são: apatia e ausência.

Florais do Grupo Falta de Interesse nas Circunstâncias Atuais:

Clematis (Clematis Vitalba)

Sofrimento: Sonhador, pensamento no futuro, idealiza muito, mas não concretiza deus ideais, falta de interesse no presente, falta de praticidade e concretização.

O Clematis é para as pessoas que vivem num mundo só delas, sem se interessarem pelo mundo real. Acham difícil viver no presente. Não são realmente felizes e anseiam por tempos melhores, contudo, não tomam medidas ativas para fazer acontecer. Tem memória fraca e a sua mente não fixa os pormenores. Tendem a não ter energia e parecem distraídas. Gostam de estar sós e evitam confrontos refugiando-se. Quando doentes, não fazem qualquer esforço para melhorarem. Poderão ser altamente românticas. O Clematis é apropriado para as pessoas que perderam um ente querido e anseiam por juntar-se a ele. Devido à sua falta de concentração, podem ser propensas a sofrer acidentes. As crianças Clematis têm dificuldade em concentra-se devido a uma tendência para sonhar acordadas mais do que por uma falta de capacidade nata. Faz parte do Rescue Remedy.

O Floral desperta o lado positivo que é: criatividade para concretização de sonhos e ideais na vida; estar presente na terra com os pés no chão, praticidade; ajuda a ficar “acordada” em momentos de resgate. Ter um vivo interesse no mundo à sua volta e no desfrutar da vida. As pessoas Clematis positivas estão abertas à inspiração e realizam o seu potencial criativo, por exemplo na arte, escrita, design, moda ou na arte de curar. Realistas e com os pés no chão, são resolutas e reconhecem que o futuro é determinado pelo presente. Estão em sintonia com a realidade e sabem controlar os seus pensamentos.

Honeysuckle (Lonicera Caprifolium)

Sofrimento: Vive no passado ou pensando no passado. Saudades.

O Honeysuckle destina-se aos que estão demasiado presos às memórias passadas. As pessoas que necessitam de Honeysuckle tendem a viver no passado, num estado de nostalgia ou saudades. Têm desgostos, mas não conseguem mudar as circunstâncias presentes porque estão constantemente a olhar para o passado. Podem estar apegadas a entes queridos que perderam ou a dias mais felizes ou ser incapazes de esquecer experiências infelizes passadas. Acham difícil superar o luto e referem-se constantemente ao passado.

O Honeysuckle pode ser muito útil a pessoas que estão de luto ou perderam o emprego ou aos que falharam nos negócios e especialmente a pessoas mais velhas que vivem sozinhas.

O Floral desperta o lado positivo que é dar entendimento das vivências mal resolvidas do passado para nos libertar e vivermos bem o presente. Liberta das emoções que nos prendem ao passado. Capacidade para viver no presente, sem ver no passado uma experiência dolorosa, mas sim uma experiência valiosa, que oferece lições para o dia de hoje. A pessoa passa a viver a sua vida sem mágoa. O envelhecimento é aceito como um processo natural.

Wild Rose (Rosa Canina)

Sofrimento: Resignação; Apatia.

O Wild Rose é indicado para os que se resignam a uma situação desagradável, seja ela doença, uma vida monótona ou emprego incompatível com a sua natureza. Não se queixam e encontram-se demasiado apáticas para se recuperar, mudar de ocupação ou apreciar os prazeres simples. Embora as suas situações sejam insatisfatórias, não estão realmente infelizes e não fazem qualquer esforço para mudar as suas circunstâncias. Isto os torna companheiros muito aborrecidos e incapazes de realizar o seu potencial. Quando doentes, aceitam excessivamente prognósticos médicos tais como “tem que aprender a viver com isto”. Ficam resignadas, mais do que deprimidas, perante tais perspectivas e aceitam a vida tal como é. Falta-lhes energia e ambição.

O Floral desperta o lado positivo que é sentir a vida plenamente, participar da vida, vibração e luz de nossa essência sobre nosso corpo, aceitar a vida com dinamismo. Interesse vivo na vida, no trabalho e no mundo em geral. A resignação dá lugar à ambição e objetivos firmes, bom estado de saúde e amizades agradáveis. As pessoas Wild Rose positivas aceitam sua responsabilidade pelas suas próprias vidas e circunstâncias e tomam a iniciativa de fazer mudanças.

 Olive (Olea Europea)

Sofrimento: Falta de energia vital, Esgotamento ou Exaustão.

O Olive destina-se as pessoas exaustas de corpo e alma após um longo período de esforço devido a dificuldades pessoais, um período intenso de estudo ou trabalho, uma doença prolongada ou por ter tomado conta de outra pessoa por muito tempo. É um bom remédio para a convalescença.

A pessoa Olive caracteriza-se pela exaustão ao ponto de chegar às lágrimas, quando todas as reservas de força e energia se esgotaram. Tudo representa um esforço, a pessoa fatiga-se facilmente e a vida parece ter perdido a sua centelha. Os que sofrem destes sintomas deixam de apreciar o seu trabalho ou as atividades de lazer que antes lhes davam prazer.

Os pacientes sentem que necessitam de muito sono. Em virtude deste cansaço excessivo, o corpo poderá funcionar abaixo do seu normal.

O Floral desperta o lado positivo que é a própria energia vital para resgatar a força para enfrentarmos momentos de luta por nós e pelos outros; recarregar a bateria. Estar sempre pronto para a luta. Recuperação da força, vitalidade e interesse pela vida. As pessoas Olive positivas deixam de esgotar as suas reservas de energia, deixam-se guiar pela voz interior e reconhecem as necessidades do seu corpo. São capazes de manter a sua paz de espírito, mesmo quando forçadas a permanecer inativas.

 White Chestnut (Prunus)

Sofrimento: Pensamentos indesejáveis, preocupantes, fixos, que causam tormento mental.

O White Chestnut é indicado para pensamentos obsessivos e preocupantes que parecem impossíveis de controlar. Os que deles sofrem não conseguem libertar-se de eventos desagradáveis ou discussões e estão constantemente a revivê-los na sua mente.

Pensamentos persistentes, indesejáveis e conflituosos debates mentais que continuam a girar na sua cabeça como um disco riscado, levando a um tormento mental. É-lhes difícil concentrarem-se durante o dia ou dormir à noite. Por isso, estas pessoas podem parecer desatentas e poderão não responder quando se lhes dirige a palavra.

O Floral desperta o lado positivo que é a clareza e calma mental para vermos a saída para nossos problemas e preocupações. Paz de espírito. A mente está tranquila, os pensamentos estão controlados e podem ser utilizados positivamente para a resolução de problemas. As preocupações são substituídas pela confiança com resultados positivos.

 Chestnut Bud (Aesculus Hippocastanum)

Sofrimento: Dificuldade em aprender com os erros do passado, repetindo as mesmas situações.

O Chestnut Bud é para pessoas que têm dificuldades em aprender com experiência, levando a uma incapacidade de progredir na vida. A pessoa continua a repetir os mesmos erros, tais como apaixonar-se repetidamente pelo parceiro errado ou permanecer num emprego inadequado. Em vez de aprender com os erros do passado, as pessoas Chestnut Bud tentam esquecê-los e por isso não têm qualquer base na qual se podem apoiar para tomar decisões futuras. Podem sofrer de doenças recorrentes, mas nunca se interrogam sobre a razão para essa repetição e assim não lidam com a raiz do problema.

O Floral desperta o lado positivo que é perceber nossas vivências anteriores para serem lições positivas; aprendizado das lições de nossa vida. Memorização do que não conseguimos gravar ou entender. O Dr. Bach escreveu: “Este floral ajuda-nos a tirar pleno partido das experiências do dia a dia e a vermo-nos a nós mesmos e aos nossos erros como as outras pessoas o fazem”. A personalidade Chestnut Bud positiva observa os seus próprios erros com objetividade e aprende com cada experiência, ganhando conhecimentos e sabedoria para poder progredir na vida. Mentalmente ativa, observa também os outros e aprende com eles.

 Mustard (Sinapis Arvensis)

Sofrimento: Tristeza profunda, sem causa conhecida. Cíclica. Melancolia.

O Mustard serve para tratar a tristeza repentina que aparece do nada e termina também subitamente, sem qualquer razão aparente. Esta melancolia pode ser muito marcada; é como uma nuvem cinzenta escura que envolve tudo e destrói a alegria natural. O paciente é completamente invadido de tristeza e incapaz de se libertar desse sentimento negativo quando deseja fazê-lo.

O Floral desperta o lado positivo que é clarear o motivo, a causa da tristeza que está no inconsciente; trazer alegria para viver a vida plenamente. Traz o regresso da alegria, apoiado por uma estabilidade e paz interiores inabaláveis e intocáveis, em quaisquer circunstâncias (boas ou más).

Se quiserem saber mais sobre os Florais do Dr. Bach, mandem mensagens para contato@temploholistico.com.br.

Paz e Luz!

Dani

Print Friendly, PDF & Email
2017-03-18T20:25:47+00:0027 fevereiro 2014|Categorias: Florais|Tags: , , |

About the Author: