Florais de Bach – Grupo Desespero

//Florais de Bach – Grupo Desespero

Florais de Bach – Grupo Desespero

Bom dia Queridos Amigos!!!

Neste grupo temos os Florais para as ocasiões em que sentimos desespero. Para os momentos em que deixamos de acreditar em nossos potenciais ou quando o sentimento de culpa nos atormenta impedindo de caminharmos para uma solução. Para quando nos sentimos sobrecarregados com trabalho exagerado ou por imposições da vida. Mágoas profundas que nos machucam ou angústias que traumatizam nossa alma seja por não conseguirmos encontrar uma saída ou por não aceitar nossa aparência nos sentindo impuros.

Dr. Bach nos deixou o caminho para a nossa harmonia interior e o retorno da alegria em nossa alma. A cor deste grupo é o rosa e a energia do grupo é de aflição e todos deste grupo buscam o entendimento.

Florais do Grupo Desespero:

Larch (Larix Decidua)

Sofrimento: Falta de confiança na sua capacidade.

O Larch é adequado para pessoas sem autoconfiança, que nem tentam porque estão antecipadamente certas de que irão falhar. Sofrem de sentimentos de inferioridade. Estão secretamente conscientes de que têm capacidade potencial, mas recusam-se a reconhecê-la, evitando o risco do fracasso.

Este também é um floral útil para qualquer pessoa que sofra de falta de confiança antes de exames, entrevistas, prova de motorista, etc.

Positivo: Valorização da nossa capacidade. Acreditar que seremos capazes de vencer qualquer dificuldade. Despertar potenciais ou capacidades que temos latentes e não aproveitamos. O potencial positivo do Larch é expresso nas pessoas que são determinadas, capazes e têm um sentido realista de autoestima, sem se preocuparem com a falha ou o sucesso. Estão conscientes do seu próprio potencial e recusam-se a aceitar as palavras “não consigo…”. Utilizam bem o seu sentido crítico, mas com sensibilidade.

Pine (Pinus Sylvestris)

Sofrimento: Auto reprovação pelos seus atos e até pelos atos dos outros. Culpa.

O Pine é aconselhado para pessoas que se sentem cheias de culpa e auto reprovação. Elas se culpam pelos erros dos outros e, na realidade, por qualquer coisa que corra mal. Sentem que não têm mérito ou valor. O seu complexo de culpa e sentimento de vergonha não se baseia necessariamente em algo errado que tenham realmente feito, mas destrói a possibilidade de uma vida feliz.

Estas pessoas parecem humildes e estão sempre a pedir desculpas; pedem desculpa por estarem doentes e podem até achar que merecem a doença ou dor.

Positivo: Perdão pelas nossas atitudes erradas, merecimento de sermos felizes. Merecimento de termos e aproveitarmos o que recebemos do Divino. O potencial positivo do Pine permite às pessoas aceitarem a responsabilidade com realismo e fazer juízos de valores sólidos. As pessoas Pine positivas aceitam-se e respeitam-se  a si mesmas tal como fariam com os outros, sem juízos de valor excessivamente negativos. O Dr. Bach escreveu: “…Qualquer sinal de condenação contra nós mesmos, ou os outros, é um sinal de condenação contra a Criação universal do Amor e restringe-nos, limita os nossos poderes para permitir que o Amor Universal flua em nós e chegue até aos outros”.

Elm (Ulmus Procera)

Sofrimento: Sobrecarregado pelo excesso de obrigações que a vida lhe impõe e que é humanamente impossível de dar conta.

O Elm destina-se aos que se sentem sobrecarregados pelas obrigações da vida. Normalmente competentes e capazes, estas pessoas em certos momentos entram em desespero. Os tipos Elm são bons administradores, gestores e ocupam muitas vezes cargos de responsabilidade, relacionados com o bem-estar dos outros, como por exemplo médicos, professores, terapeutas e diretores de indústrias.

O Elm é indicado para pessoas que se sentem subitamente “esmagadas” pelas suas responsabilidades e incapazes de lidar com elas ou de cumprir com os seus compromissos; isto é muitas vezes causado quando a pessoa aceita demasiado trabalho, sem cuidar de si mesma. Consequentemente, sentem-se deprimidas e exaustas, com perda temporária de autoestima. Mesmo uma dúvida momentânea sobre as suas capacidades pessoais pode fazer com que se sintam fracas e debilitadas.

Positivo: É o floral que nos ajuda a entender a real missão de nossa vida. Dá-nos a saída de como lidarmos com as obrigações impostas, sem deixarmos de cumprir nossa missão. O potencial positivo do Elm é a recuperação da capacidade normal da personalidade capaz e um retorno a sua plena eficiência e autoconfiança. Os problemas são vistos noutra perspectiva e a pessoa só aceita aquilo que consegue fazer, reservando tempo para satisfazer as suas próprias necessidades e cumprir a sua missão.

Sweet Chestnut (Castanea Sativa)

Sofrimento: Desespero mental extremo. Não entende o porquê de seu sofrimento e não vê uma saída.

O Sweet Chestnut é usado para o desespero mental doloroso, descrito pelo Dr. Bach como “o desespero sem esperança dos que sentem que alcançaram o limite de sua resistência”. Poderá assumir a forma de tristeza intensa; os que padecem deste estado podem sentir-se quase destruídos por ele. A depressão é acompanhada por uma sensação de solidão e de que o futuro é sombrio e sem quaisquer perspectivas.

As pessoas que necessitam do Sweet Chestnut podem sentir-se à beira de um colapso nervoso, embora não suicidas. Podem também ter a sensação de que Deus as abandonou.

Este estado pode seguir-se a um luto ou a anos de dificuldades a sofrer com coragem e sem reclamar.

Positivo: Entendermos o porquê do sofrimento. Ter uma luz de saída para nos libertar de nosso sofrimento. O potencial positivo do Sweet Chestnut é a libertação do desespero e desânimo. Embora as circunstâncias externas possam não ter mudado, elas passam a ser enfrentadas com otimismo e paz de espírito. Isto pode ser ajudado pela descoberta ou recuperação da fé num poder amis alto e por uma sensação de ajuda interior.

Star of Bethlehem (Ornitogalum Umbellatum)

Sofrimento: Inconsolável. Efeitos posteriores aos choques e traumas do presente e do passado.

O Star of Bethlehem trata as sequelas do choque mental ou físico, em virtude de acidentes, más notícias, luto, desapontamentos súbitos, sustos, etc.

Embora idealmente se deva tomar imediatamente após o evento, é também excelente para efeitos retardados que podem manifestar-se anos depois da ocorrência, traduzidos por sintomas físicos. As pessoas podem ficar num estado de torpor e retraídas, com um sentimento de perda ou dor.

O Star of Bethlehem é um importante ingrediente do Rescue Remedy. É útil para a mãe e a criança imediatamente após o parto.

Positivo: Bom no antes e no pós cirúrgico, ajuda a cicatrizar. Consolador de almas, cicatrizante dos corpos físico e emocional, por traumas ou intervenções cirúrgicas. É a luz da estrela no meio da escuridão. O potencial positivo do Star of Bethlehem é a neutralização dos efeitos do choque, sejam do presente ou do passado, ajudando assim o paciente a se recuperar. O Dr. Bach descreveu esse floral como “o consolador e o aliviador de dores e tristezas”.

Willow (Salix Vitellina)

Sofrimento: Mágoa. Ressentimento. Negativismo. Pode se sentir vítima.

O Willow é indicado para ressentimento, pena de si mesmo e amargura. A maior parte das pessoas sente que estão a “abusar da sua boa vontade”. Este remédio ajuda a neutralizar o ressentimento e a restabelecer um sentido de humor e de proporções.

O Willow alivia a sensação de ser injustiçado pela vida – “Eu não mereço isso. Porque é que isto está acontecendo comigo?” A pessoa no estado Willow negativo ressente-se da sorte, saúde, felicidade ou sucesso dos outros. Podem ficar resmungonas, amuadas e irritadas.

Estas pessoas são difíceis de tratar quando doentes, pois nunca estão satisfeitas, preferindo considerar-se vítimas e porque tem relutância em admitir quaisquer melhoras. O ressentimento contínuo pode afetar a vitalidade geral da pessoa e provocar um mau estado geral de saúde.

Positivo: Positivismo para transformarmos situações negativas de nossas vidas; Transformação e entendimento das decepções da nossa vida. Alegria. Perceber que é responsável por sua própria felicidade. O potencial positivo do Willow permite às pessoas perdoar e esquecer injustiças passadas e a gozar a vida, atraindo assim condições e amizades positivas. Deixam de ser vítimas e passam a estar ao leme de seu próprio destino, com alegria e positivismo.

Oak (Quercus Robur)

Sofrimento: Lutador, mas não respeita seus limites. Sobrecarrega-se de obrigações que pega para si.

As pessoas Oak são normalmente corajosas, fortes e de confiança; necessitam de Oak quando sua força interior esvanece e a fadiga se apodera delas. Continuam a lutar, aconteça o que acontecer, ignorando o seu cansaço. Impelidas por um forte sentido do dever, são úteis aos outros, muito responsáveis e de confiança. São pacientes, por vezes sujeitando-se a grandes esforços, e não se permitem descansar se houver trabalho a fazer; pelo contrário, continuam a lutar obstinadamente quando estão excessivamente cansadas.

A perda de energia natural resultante pode conduzir à depressão, frustração e outros sintomas do “stress”. Estas pessoas têm uma sensação de fracasso quando estão doentes, mas são incansáveis nos seus esforços de recuperação.

Positivo: Ensina-nos a direcionar e usar a nossa força de luta. Ensina-nos a respeitar nossos limites físicos e mentais. Continua lutando pelo mundo para sem carregar ninguém nas costas. O potencial positivo do Oak revela-se na sua força habitual, que é o amparo da sua família ou grupo de trabalho. Possui uma enorme resistência, persistência, paciência e reserva de energia conseguindo suportar imenso “stress”. O Oak restabelece a sua energia e ajuda as pessoas a reconhecer a necessidade de tempo para repousar e para cuidar não só dos seus deveres como de si mesmas.

Crab Apple (Malus Pumila)

Sofrimento: Se auto reprova por sua aparência. Sentimento de impureza. (página 25)

O Crab Apple é o “remédio para a limpeza” da mente e do espírito, recomendado para os que se sentem impuros e tem uma imagem negativa de si mesmos. As pessoas Crap Apple podem ser obsessivas em relação à limpeza da casa, por exemplo, ou ter uma obsessão mental por trivialidades.

Crab Apple é indicado para pessoas que se envergonham e se sentem embaraçadas em relação a sintomas físicos desagradáveis tais como problemas de pele ou erupções. Ficam desanimadas se o tratamento falha (veja também Gentian – 27). As pessoas com problemas de pele podem geralmente usar este floral externamente, na forma de loção (algumas gotas em água), numa compressa ou adicionado à água do banho (10 gotas).

Faz parte do Rescue Cream.

Positivo: É o floral da purificação do corpo e da mente. Clareza para vermos as coisas na proporção exata. Melhorar a autoestima para nos ajudar a transformarmos o que não gostamos em nossa aparência. O potencial positivo do Crab Apple é a aceitação de nós mesmos e das nossas imperfeições. As pessoas Crab Apple têm uma imagem positiva de si mesmas e são descontraídas em relação ao sua aparência e ao seu ambiente.

Se quiserem saber mais sobre os Florais do Dr. Bach, mandem mensagens para contato@temploholistico.com.br.

Muito amor!

Dani

 

Print Friendly, PDF & Email
2017-03-18T20:26:34+00:0003 março 2014|Categorias: Florais|Tags: , , |

About the Author: