Conceitos sobre Plantas Medicinais

//Conceitos sobre Plantas Medicinais

Conceitos sobre Plantas Medicinais

Bom dia Queridos Amigos!

Alguns conceitos interessantes sobre o assunto plantas e ervas medicinais.

Fitoterapia – a ciência que estuda a utilização de plantas medicinais, que compreendem os vegetais que possuem características que ajudam no tratamento de doenças ou que melhorem as condições de saúde das pessoas.

Homeopatia – é um método terapêutico baseado no princípio da similitude, cujo enunciado é o de que as enfermidades são causadas pelo sofrimento e autopunição (por exemplo, perdas, culpas, medos, entre outros), que levam o paciente a adoecer. Utiliza medicamentos em doses infinitesimais, diluídos em água e álcool, dinamizados para liberação de sua energia medicamentosa.

Fitoquímica – é a química dos vegetais, que se encarrega de estudar suas substâncias ativas, e respectivas estrutura, distribuição na planta, modificações e processos de transformação que se produzem no decurso da vida da planta, durante a preparação do remédio vegetal e no período de armazenagem. A fitoquímica está em estreita ligação com a farmacologia.

Farmacologia – é a ciência que estuda os efeitos das substâncias medicinais sobre o organismo humano. Preocupa-se com os princípios ativos no que se refere à: mecanismo de ação, velocidade da ação, processo de absorção e eliminação e indicações (isto é, do uso contra determinadas doenças).

Bibliografia consultada
OLIVEIRA, F., AKISUE, G.; AKISUE, M.K. Farmacognosia, Atheneu, São Paulo, 1991.

Paz e Luz!
Dani

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
2017-03-18T19:26:02+00:0013 novembro 2013|Categorias: Terapias|Tags: , , |

About the Author: